genexus

(Postado originalmente no dia 27/05/07)


GeneXus nasce em 1984 quando Breogán Gonda e Nicolás Jodal (presidente e vice-presidente da ARTech) enfrentavam um grande desafio em São Paulo, Brasil.
Era um projeto de reengenharia com mainframes na empresa Alpargatas.
A primeira análise constataram que precisavam umas 700 tabelas, algo que era para aquela época, impossível de manter para um projeto de um ano e duas pessoas.

Então buscando a forma mais inteligente de realizar este projeto, descobriram um nicho de mercado, “Geração inteligente de aplicação, baseadas em conhecimento”.
Em outras palavras, criaram uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma, onde o Analista, tem seu foco no conhecimento do negócio, deixando que GeneXus se dedique a programação de baixo nível.
Isto permite que o programador, não tenha que conhecer a linguagem de programação de baixo nível, já que GeneXus cria o código fonte necessário na linguagem desejada e para a base de dados que se decida.

Genexus conta com 3 ambientes, desenho, protótipo e produção.
A idéia de GeneXus, é automatizar todo o automatizável, normalização de base de dados, mantenimento da mesma, (o que usualmente se chama como “reorg”)

GeneXus tem evolucionado desde o início, quando em 1989 lançaram no mercado a primeira versão de GeneXus, com geradores COBOL e RPG para AS/400, até o dia de hoje que gera aplicações para as principais plataformas de software: Java, :NET,e dispositivos móveis (.NET); para os sistemas operativos Windows, Unix, Linux e OS/400; e suporta as bases de dados mais populares do mercado:DB2, Oracle, SQL Server, PostgreSQL, e mySQL. Atualmente em estudio Ruby.

Uma das coisas que mais destaco de GeneXus, é a facilidade de poder passar de uma plataforma a outra e ou uma arquitetura a outra, em questão de horas das quais 99% do trabalho é realizado por GeneXus.

Hoje GeneXus oficialmente tem uns 18 anos, porem leva um pouco mais por detrás, tem ganhado muito espaço no mercado, tem ganhado popularidade no exterior, ARTech, é reconhecida como a máxima exportadora de software do Uruguai, o que representa uma referência importante a ter em conta.

Particularmente, conhecemos GeneXus desde 1995, e trabalhamos em distintas partes do mundo, em distintas plataformas e arquiteturas e com bases de dados de mais de 600 tabelas, ou seja, o que parecia impossível no ano 1984, hoje é nosso dia a dia।

Fabricio De los Santos
Gerência de Projetos –
Consultoria GeneXus –
ERP – Sistemas de Missão Crítica – Bancos de Dados.

Veja meus blogs em:
www.fabriciodelossantos.com

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.