Uruguai Software. Através de software, Tabárez recebe detalhes dos adversários da Celeste

Programa desenvolvido por três engenheiros de Montevidéu oferece preciosas informações em gráficos e vídeos

Notícia da Globo.com

A seleção do Uruguai vem realizando a sua melhor campanha de Copa do Mundo desde o México-70 graças ao trabalho da comissão técnica, ao suor de 23 jogadores e a três jovens engenheiros de sistemas de Montevidéu, que desenvolveram um software que reúne informações completas sobre os adversários. Contratados pela Associação Uruguaia de Futebol, Krikor Attarian, Ignacio Oliveri e Estefano Zammarelli deixaram suas paixões por diferentes clubes e uniram suas forças em prol da Celeste.

Acompanhando a delegação uruguaia onde quer que esteja na África do Sul, o trio oferece ao técnico Oscar Tabárez estatísticas que revelam detalhes sobre os futuros adversários do Uruguai. Todos os jogos são recebidos através da internet pelo computador dos engenheiros.

Eles colhem dados individuais e coletivos sobre diversos aspectos das duas equipes, como locais exatos das roubadas de bola, setores do campo onde foram cometidas faltas, onde e quantos passes foram dados (inclusive com a opção de escolher a visualização de troca de passes entre dois jogadores específicos), entre outras informações confidenciais analisadas a partir das minúcias da partida.

– No Mundial o trabalho é muito grande. Temos que processar tudo que aconteceu no jogo e entregar sem margem de erro – contou Ignacio Oliveri, de 23 anos, e que torce para o Nacional.

Ignacio conta que, apesar de se dedicar à Celeste, os engenheiros não ultrapassam certos limites, como por exemplo dar palpites ao técnico Oscar Tabárez.

– Com a experiência que ele tem como treinador, inclusive da seleção de 1990, não há possibilidades de darmos opinião. Não sou técnico, sou engenheiro de sistema. Me limito a agrupar as informações e detalhar da melhor maneira possível. O resto é com o Maestro – disse Ignacio.

Os detalhes do último jogo da Holanda (a vitória por 2 a 1 que eliminou a seleção brasileira da Copa) já estão nas mãos do Maestro Tabárez. Todos os passos de Van Bommel, Sneijder, Robben e cia. já não são mais segredo para o treinador.

Além da equipe uruguaia, a empresa dos engenheiros oferece o mesmo serviço aos uruguaios Peñarol, Nacional, Danubio e Defensor, além do Universidad de Chile e do Atlético Juniors, da Colômbia. Mas a maior realização conquistada pelos projetistas é estar fazendo parte da história que traça a seleção do Uruguai na África do Sul.

– Estou mais do que orgulhoso. Aqui ganhamos profissionalmente, porque estamos vivendo o ritmo da competição, e como torcedores, porque me sinto parte disso tudo – disse Krikor Attarian, também de 23 anos e torcedor do Peñarol.

– Aqui somos todos Celeste – reiterou.
Fonte

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/uruguai/noticia/2010/07/atraves-de-software-tabarez-recebe-detalhes-dos-adversarios-da-celeste.html

Fabricio De los Santos

www.fabriciodelossantos.com

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.