Como aproveitar a oportunidade com o novo Gerador para Smart Devices de GeneXus

Finalmente a ideia chegou a minha cabeça!

A muito tempo desde que começou o desenvolvimento do novo gerador para Smart Devices de GeneXus, tenho pensado qual será o produto que eu gostaria de criar com o novo gerador, e nada de aparecer até que (depois vou contar como surgiu a ideia) neste final de semana veio a mim uma coisa de utilidade que gostaria fazer para a comunidade e o mundo, mas isso vou escrever assim que libere o produto… logo em breve, se Deus quiser.

Do que queria falar era de como o Desenvolvedor pode aproveitar a alavanca que o novo gerador traz consigo.

Eu participei do processo de Beta Test, mas meu foco estava em descobrir os benefícios de HTML5, e sinceramente fiquei muito satisfeito com os resultados.

A pouco tempo comecei a entrar no mundo dos Smart Devices, gerei a mesma aplicação para IOS, Android e estou por experimentar com BlackBerry nos próximos dias, e sinceramente foi MUITO RÁPIDO obter GRANDES RESULTADOS!

Em principio tinha minhas dúvidas, tenho mais de 17 anos com GeneXus e as vezes fica difícil começar a entender ou aprender uma nova forma de trabalho, acho que estou ficando um pouco velho 🙂 mas por incrível que pareça, TUDO AQUILO que era um OBSTACULO virou um INCENTIVO dias depois.

Comecei olhando umas páginas na wiki de GeneXus que indicam como entrar neste mundo e no final do dia, já tinha as primeiras telas no IPAD.

Nossa!!

Isso foi SENSACIONAL, logo sai instalando o Emulador para ANDROID e minutos mais tardes já tinha a aplicação rodando num CELULAR.

Quanta empolgação!

Mas é tudo assim de fácil?

Ai é que esta o “X” da questão.

O novo gerador é diferente ao que estamos acostumados, estou falando a aqueles como eu, que temos um pouco mais de caminho andado, ou melhor dito, na verdade o que é diferente é a plataforma, mas lembre-se, você que fez sistemas para telas que aproveitavam o máximo de capacidade do monitor de 640 x 480. Depois as telas eram maiores e já fazíamos desenhos para 800 x 600 e na época pensávamos em Web, e o desenhadores gráficos indicavam que as telas tinham que ter uma tabela de uns 780 pixeis e tinha que estar centrado, etc, etc, e ai meu amigo chegamos a 1024 x 768, agora sim já estava complicado demais para alinhar essas telas, centradas? para a esquerda?

Bem, não preciso dizer que hoje temos TVs de monitores e ai já nem sei a quem pedir orientação para fazer um bom desenho que fique bem em todos os tamanhos possíveis de tela.

Então?

Vai amarelar ante uma telinha de um celular?

Eventos, existem novos eventos sim, e fica um pouco estranho ver eventos num lugar distinto aos eventos da transação, confesso que isso fez que fechasse um olho, mas… lembra quando as sub rotinas estavam num lugar diferentes, agora fica fácil ver tudo junto nos eventos ne?

Ou seja, passamos por muitos processos de mudança nestes longos anos com GeneXus e a ferramenta sempre foi se adaptando as necessidades do momento e as futuras.

Lembro de um amigo que falava, “estão nos forçando a ir a Web, mas essa plataforma não é amigável”, naquela época acredito que Mark Zuckerberg deveria ter uns 10 anos, ainda bem que não escutou isso!.

Tempo atrás, comentava, que ainda não tinha visto uma aplicação para Smart Devices que seja útil o suficiente como para dizer, “este é o caminho”, ao visitar os marketplaces de Apple, Android e BlackBerry, a maioria conta com jogos como os principais aplicativos para fazer o download.

Fazer um jogo com GeneXus?

Acho um pouco difícil

Um aplicativo tipo secretaria eletrônica para me lembrar de fazer alguma coisa?

Acho que pouco tempo depois vou me cansar disso.

Então o que fazer?

Talvez você não precise olhar para fora, senão para dentro.

Que coisa dentro de sua empresa poderia melhorar o fluxo de trabalho?

Que funcionalidade do seu produto seria um diferencial se ele fosse feita num Smart Device?

Mas… se você achou uma aplicação simples mesmo que pareça uma secretaria eletrônica, e acredita que vai dar certo, ou conseguiu fazer um jogo com GeneXus, está em você FAZER ISSO ACONTECER. Você conta com uma ferramenta que gera código nativo para BlackBerry, IOS e ANDROID, o demais é com você.

Vou te passar um link com ideias… talvez ajude, mas… não esqueça de procurar “dentro de casa“.

Ideias Wiki GeneXus

Por último, mas não por isso menos importante.

Você que é um experimentado desenvolvedor GeneXus, invista um tempinho neste novo Gerador, com certeza vai encontrar uma utilidade nele, e no final vai ficar tão empolgado como eu. E vai querer sair desenvolvendo tudo para Smart Devices.

E se você é um desenvolvedor iniciando no mundo GeneXus, meu amigo, não perca este trem, você tem a grande oportunidade de em pouco tempo, ser reconhecido na Comunidade GeneXus, e por tanto na sua carreira profissional, dai em diante, só sucesso.

Agradeço muito o tempo de vocês, fica para a próxima saber do meu projeto para Smart Devices.

Grande abraço.

Fabricio De los Santos

__________________________________________________________
ScrumMaster, Project Manager, Coaching and Mentoring GeneXus
K2B Tools Agent – The best Patterns Tool to integrate with GeneXus
www.fabriciodelossantos.com
www.delfasoft.com.br

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.