GeneXus Smart Devices, uso a mesma KB existente ou crio uma nova?

Importante decisão que devemos tomar ao começar nosso desenvolvimento para Smart Devices quando já temos nossa KB Web

genexus delfasoft base de conocimiento

Chegou a hora!

Tenho minha KB GeneXus migrada para Evolution 2, com o Gerador para Smart Devices instalado e vou começar a desenvolver para umas das plataformas.

E ai penso… Vou pegar minhas transações que já tenho patterns aplicados nela, como por exemplo K2BTools e vou trabalhar na minha KB de 10.000 objetos para fazer minha primeira aplicação para Smart Devices?

Eu fiz esta pergunta num dos CAFE’s do Evento GeneXus e percebi que temos os dois cenários. Por uma lado alguns dos desenvolvedores usavam  a mesma KB corporativa que já tinham e outros criavam uma nova.

Numa das palestras de Tips apresentada por desenvolvedores da Empresa Dvelop, eles comentaram este assunto mas também não deixaram claro qual seria a melhor alternativa, mas em suas palavras consegui ler, ou isso entendi que se a KB é muito grande, talvez seja melhor trabalhar numa nova KB.

Tamanho não é documento, mas na minha opinião parece muito acertado porque é mais fácil trabalhar, (fazer um build all, fazer ou alterar um subtipo por exemplo, essas coisas que estamos acostumados a esperar um pouco) numa KB menor que na minha KB existente, além disso se já tenho outros patterns associados na Transação, por mais que uma coisa não altere a outra acredito fica demasiada coisa que GeneXus tem que avaliar na hora do F5.

Por outro lado é provável que nossa aplicação esteja instalada em nossa intranet e nossa nova aplicação para Smart Devices seja hospedada na nuvem, onde precisamos regras de seguranças maiores para acessar a nossos dados, talvez acessar através de Webservices em vez de fazer um “For Each” direto na tabela.

Em definitiva não voltei com uma resposta mas… acredito que pelo fato de poder colocar uma aplicação fora de minha intranet hoje ou no futuro, o melhor seria pensar em integrar com WS e deixar tabelas para aqueles dados mais simples e exclusivamente relacionados com a aplicação de Smart Devices na nova KB.

Até a próxima.

Fabricio De los Santos

__________________________________________________________
ScrumMaster, Project Manager, Coaching and Mentoring GeneXus
K2B Tools Agent – The best Patterns Tool to integrate with GeneXus
www.fabriciodelossantos.com
www.delfasoft.com.br

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.