Como desenvolver uma aplicação elegante e segura com GeneXus

k2btools genexus fabricio de los santos delfasoft

 

Você pode achar que estou torcendo muito pela ferramenta.

Quero que leia as seguintes linhas e vai entender minha posição.

Tenho alguns anos trabalhando com K2BTools e simplesmente não posso deixar de elogiar as funcionalidades que ela possui.

Antes de existir o GAM, K2BTools tinha uma ferramenta de nome K2BTools Fast Start que permitia a você desenvolver uma aplicação com controle de autenticação e autorização, criando o menu baseado nas permissões que se definiam.

Tudo aquilo que é muito chato ter que fazer em cada aplicação que temos que por em produção.

Quando surgiu o GAM, conversei com o pessoal de K2BTools para saber o que ia acontecer com o Fast Start, e na epoca me disseram “aguarde as novas funcionalidades que estão por vir”.

Então fiquei esperando ansiosamente.

No meio tempo, liberamos uma aplicação como sempre usando K2BTools, mas desta vez usando o GAM também, queriamos ver como poderíamos fazer para que essas duas tecnologias trabalharem juntas.

O resultado foi bom, mas tivemos que mudar muitas telas do GAM para que se adapte com a cara da aplicação. Mesmo com muito esforço, dava para perceber que eram duas coisas distintas, mas fiquei muito contente porque tínhamos conseguido integrar estes dois produtos com sucesso.

No evento de GeneXus de 2013, K2BTools lanzou a versão que integrava estas duas tecnologias, chamando o produto de K2BTools Fast Start GAM.

Simplesmente GENIAL!

Tudo aquilo que queria. O desenho elegante de K2BTools combinado com a segurança do GAM mas num Backend muito mais amigável do provisto pelo GAM, de aparência similar ao backend de K2BAudit.

k2btools genexus gam fabricio de los santos

Cada produto tem suas próprias qualidades por isso, se você está interessado, recomendo alguns links para testar o funcionamento, mas é muito simples.

Primeiro obviamente instalar a última versão de K2BTools disponível neste link.

Caso você este trabalhando com GeneXus Tilo, deve solicitar a versão especial diretamente a eles no email info@k2btools.com

Depois recomendo ver a explicação do K2BTools Security Model no seguinte link.

Por ultimo deve consolidar 2 arquivos FastStartGAM.xpz e K2BIsAuthorizedActivityListGAM.xpz que não vou colocar aqui os links porque no futuro podem mudar a url de acesso, mas vai achar eles na documentação mencionada acima.

Uma vez consolidado esses xpz simplesmente deve habilitar a propriedade “Enable Integrated Security” e na opção “Integrated Security level” setar o valor como “Authorization“, e setar as propriedades “Login Object for web” com o objeto “K2BFSGLogin” ofereceido por K2BTools e “Not Authorized Object for Web” com o objeto “K2BNotAuthorized” e com isso após criar o banco de dados do GAM, você vai ter sua aplicação pronta de forma ELEGANTE e SEGURA.

Então repete a pergunta novamente por favor.

Estou torcendo muito pela ferramenta?

ESTOU SIM!

Estou torcendo mesmo!

Até agora tudo o que K2BTools tem oferecido são soluções que se adaptam aos produtos novos que estão saindo no mercado, inclusive até na versão Beta de GeneXus Tilo.

Não tenho como duvidar da ferramenta!

Obrigado por ler meu blog!

Até o próximo post. Grande abraço!


Fabricio De los Santos GeneXus
Fabricio De los Santos
_________________________________________
Coaching and Mentoring GeneXus, ScrumMaster, Project Manager, K2B Tools Agent – The best Patterns Tool to integrate with GeneXus
Siga meus blogs em www.fabriciodelossantos.com

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.